Olá galerinha do 9° Ano e do Ensino Médio, um dica muito boa para sua participação em Feira de Ciências
Publicado em 11 de out de 2013
Protótipo do Destilador de arraste de vapor
Objetivo: Montar um destilador a partir de materiais que podem ser reaproveitados ou reciclados.
Materiais Utilizados
50 cm de Cano PVC de ½"
2 Tê de PVC de ½"
2 Garrafas de vidro de 500 mL
1 Garrafa PET de 2L
1 Cola Durepoxi
1 Copo de vidro
4 m de Mangueira de Nível
1 Termometro
1 Fogareiro ou Aquecedor
Tela de Amianto
Procedimentos
Objetivo: Montar um destilador a partir de materiais que podem ser reaproveitados ou reciclados.
Materiais Utilizados
50 cm de Cano PVC de ½"
2 Tê de PVC de ½"
2 Garrafas de vidro de 500 mL
1 Garrafa PET de 2L
1 Cola Durepoxi
1 Copo de vidro
4 m de Mangueira de Nível
1 Termometro
1 Fogareiro ou Aquecedor
Tela de Amianto
Procedimentos
Corta-se 2 pequenos pedaços de 8 cm do cano de PVC de ½", encaixa os dois pequenos pedaços em cada uma das garrafas de vidro de 500 mL(para encaixar os canos de PVC no gargalo da garrafa, primeiro deve-se aquecer o PVC até ele ficar flexível a ponto de encaixar no gargalo) logo após deve-se encaixar os dois Tês no cano que sobrou, passar um pedaço de mangueira por dentro do sistema montado com tanto que as duas extremidades da mangueira fiquem expostas nas duas extremidades que irão encaixar nas garrafas de vidro, no primeiro tê na extremidade que não passou mangueira coloca-se um pedaço de aproximadamente 10 cm de mangueira para encaixar o termômetro, no 2º Tê coloca-se também, na extremidade que não passou mangueira, uma mangueira de aproximadamente 50 cm ( que deverá encaixar no condensador).
Para se montar o condensador, deve-se utilizar uma garrafa PET e o restante de mangueira que sobrou, ou se preferir pode-se utilizar apenas 50 cm de mangueira, fura-se a garrafa PET em duas extremidades, de preferência na tampa e na parte inferior da garrafa, que é por onde deve passar o vapor da substancia que estará em processo de destilação, passar a mangueira por dentro da garrafa PET, pelos dois furos que foram efetuados, depois vedar as duas extremidades da garrafa com Durepoxi, para que não haja vazamento de água.
Logo após, deve-se apenas encaixar a mangueira maior do sistema montado anteriormente á mangueira do condensador.
Para se fazer a destilação é só montar todos os objetos na sequencia mencionada acima, colocar os resíduos de plantas com água e álcool na primeira garrafa, ligar o fogareiro, aquecendo a primeira garrafa, o termômetro registrará as temperaturas das substancias que estão no estado de vapor, o vapor ao passar pra segunda garrafa é em parte resfriado, passando pro estado líquido, mas ao mesmo tempo os vapores continuam elevando as substancias menos densas presentes nesse líquido, levando assim o vapor liberado para o condensador, que na ultima extremidade ficará gotejando resíduos de óleos essenciais.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Após os estudos das teorias e das medidas de segurança necessárias para o trabalho experimental, começaremos a preparar os materiais para a construção do protótipo do destilador e realizar o processo de destilação por arraste de vapor, como forma de treinamento onde procuraremos associar cada teste com os objetivos teóricos propostos anteriormente. Salientando que estes ensaios serão realizados em horários diferentes das aulas, como forma de não interferir no planejamento de curso da disciplina.
A estratégia metodológica partiu através das seguintes ações:
Pesquisas bibliográficas nos livros didáticos e Internet;
Seminários em grupos;
Aulas práticas com supervisão do professor;
Vídeo Aula como revisão ou demonstração do conteúdo;
Feira de ciências realizada na escola;
Aulas expositivas em sala de aula e no laboratório de ciências;
RESULTADOS ESPERADOS
Espera-se que com o desenvolvimento e aplicação do projeto DESTILA EDUC os alunos e professores desperte maior interesse pela pesquisa na área de química e que seu trabalho seja visto de forma admirável pelo publico ao qual será apresentado o projeto, fazendo assim ser valorizado o esforço e dedicação de ambas as partes e ao mesmo tempo mostrando que a escola na qual ele estuda ou leciona pode oferecer autoestima não só ao aluno que frequenta essa escola, mas ao publico que visitará o evento.
Que o projeto possa ser adotado por outros professores para melhoria do ensino de química no estado do Rio Grande do Norte.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=5Ir-YHqenMo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário. Ele será de grande importância para a melhoria desse espaço de aprendizagem compartilhada.