Automático

domingo, 4 de fevereiro de 2018

Impacto Ambiental - oque a escola está ensinando para os nossos alunos.

Olá pessoal, estamos de volta!
Um ótimo ano de 2018, com muito conhecimento novo e novas expectativas de sucesso para todos.
Gostaria de iniciar 2018 com esse tema de relevância incontestável;"Impacto Ambiental". 

Segundo a resolução Conama Nº001 de janeiro de 1986, o impacto ambiental é definido como qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; e a qualidade dos recursos ambientais.

Analisando essa resolução, percebemos que qualquer atividade que o homem exerça no meio ambiente provocará um impacto ambiental. Esse impacto, no entanto, pode ser positivo ou não. Infelizmente, na grande maioria das vezes, os impactos são negativos, acarretando degradação e poluição do ambiente. Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/impactos-ambientais.htm

Qual a diferença entre desastre ambiental e catástrofe da natureza?

Muitas pessoas fazem confusão com esses dois conceitos que, apesar de estarem vinculados, são diferentes entre si. 

Um exemplo clássico de catástrofe natural é o caso de uma erupção vulcânica,  como ilustrado na imagem ao lado que, além de causar uma série de tremores e abalos provocados por uma força gigantesca oriunda do núcleo terrestre, expele uma quantidade avassaladora de rochas liquefeitas, denominado magma, com uma temperatura que pode chegar aos 2000°C, formando imensos rios e lagos que, por onde passam destroem tudo. Esse é um exemplo clássico de catástrofe natural.

Para ilustras, vamos disponibilizar esse trecho de uma notícia de 2010.

Terremoto e tsunami mataram 311, enquanto erupção do vulcão Monte Merapi provocou mais 30 vítimas

Desastres naturais já causaram pelo menos 341 mortes em diferentes regiões da Indonésia, que na terça-feira foi atingida por um terremoto seguido de tsunami, mesmo dia em que o vulcão Monte Merapi entrou em erupção.

O terremoto de 7,7 graus de magnitude atingiu a região das ilhas Mentawai, ao oeste de Sumatra. O tremor, que provocou um tsunami com ondas de até três metros, deixou 311 mortos e mais de 400 desaparecidos. Dez vilarejos foram parcial ou totalmente destruídos.


Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/desastres-naturais-deixam-341-mortos-na-indonesia/n1237812851400.html